segunda-feira, 5 de outubro de 2015

VAGEM

De sabor suave e bem agradável, a vagem é uma leguminosa (da família dos feijões, lentilhas e grão de bico) rica em uma série de vitaminas e nutrientes, proporcionando muitos benefícios à nossa saúde em geral.

Com o passar do tempo e por uma série de fatores, a nossa pele começa a envelhecer e a apresentar sinais de expressão. Muitos recorrem aos vários produtos cosméticos disponíveis no mercado com o objetivo de retardar e/ou amenizar essa condição, mas você sabia que a vagem, bastante conhecida na nossa culinária, é um poderoso antioxidante natural?

Assim como o quiabo, espinafre e outros legumes de folhas de cor verde escuro, a vagem possui, em sua composição, a luteína, um tipo de carotenoide da classe das xantofilas, que dá a pigmentação amarelo-esverdeada de determinados vegetais. Esta substância possui efeito antioxidante, protegendo as células dos efeitos nocivos provocados pela ação dos radicais livres e, consequentemente, reduzindo o risco de certas doenças crônicas degenerativas.

Disponível o ano inteiro, a vagem é uma adição nutritiva a qualquer refeição. Antes de cozinhá-la, lave-a bem em água limpa e remova as pontas com uma faca ou com as mãos.

Poucas calorias

A vagem é um dos legumes que possuem baixo teor calórico. Isto ocorre por causa das proteínas e do hidrato de carbono presentes em sua composição.

Antioxidante natural

A vagem é um poderoso antioxidante natural, combatendo o envelhecimento precoce da pele. Este alimento contém luteína, uma substância que, segundo estudos realizados, é uma grande aliada no combate aos radicais livres. Além de fazer bem para a pele, a luteína ajuda na prevenção de uma série de doenças crônicas e degenerativas, como câncer, catarata e outras doenças

sábado, 3 de outubro de 2015

Maxixe

Já viu um maxixe? Tem muita gente que nunca viu e tem outras pessoas que acham que é comida para passarinho! Exótico no sudeste e no sul do país, mas conhecidíssimo no norte e nordeste, o maxixe tem muitos benefícios para a sua saúde! Isto sem falar que é delicioso e cru substitui o pepino na salada Conheça este verdinho surpreendente e explore os benefícios do maxixe!
 Cucumis anguria   mas conhecido como maxixe também é uma hortaliça africana que teria sido trazida ao Brasil pelos escravos. Além de ser uma fonte rica de minerais, o maxixe tem poucas calorias e rende sucos, saladas e pratos deliciosos de farofas a refogados.
O maxixe contém zinco, cálcio, ferro, fósforo, magnésio e sódio, além de vitaminas C e e do complexo B e betacaroteno. Ou seja, uma série de nutrientes extremamente importante ao bom funcionamento do organismo.
Em função do zinco, o qual é quase totalmente perdido no cozimento, a melhor forma de consumir o maxixe para aproveitar os seus benefícios à saúde é cru. Basta descascar, cortar em rodelas e jogar numa saladinha de tomate, cenoura e alface. O sabor é muito próximo ao do pepino, talvez um pouco mais marcante.                    
 

Benefícios do Maxixe

Em função dos seus minerais e vitaminas, acredita-se que o maxixe ajude no metabolismo das proteínas, no fortalecimento do sistema imunológico, na cicatrização de ferimentos, no combate e prevenção de problemas de próstata, no controle do mau colesterol e na eliminação de manchas brancas nas unhas.
Por isso, há quem use o maxixe para preparar suco verde, por exemplo, misturado à laranja e maçã, sem casca, batido no liquidificador. Embora não existam pesquisas científicas que comprovem esse benefício, muitos estudiosos acreditam que o maxixe ajude a controlar os níveis de açúcar no sangue. Neste caso, o suco verde sugerido é um pouco diferente: 2 maxixes, sem casca, batidos com 1 copo de água médio no liquidificador, coado e tomado 1 vez pela manhã em jejum.
Descubra agora uma deliciosa receita de refogado de maxixe.          
 
TABELA NUTRICIONAL     
                                                                                   
RECEITA    
 
 
 
 
 
 
INGREDIENTES
20 maxixes grandes
  • 500 g de carne seca dessalgada e desfiada
  • 3 colher (sopa) de manteiga
  • 1 cebola picada fina
  • 2 dentes de alho
  • 1 tomate picado
  • 100 g de queijo parmesão ralado
  • sal a gosto
  •  
     
    Modo de Preparo
    1. Primeiramente corte uma das extremidades do maxixe e, com o auxílio de uma colher de café ou uma boleadeira, retire as sementes, deixando um buraco onde será colocado o recheio, tome cuidado para não retirar demais e perfurar a outra extremidade
    2. Na parte de baixo do maxixe, retire um pedacinho, para que o maxixe possa ficar em pé em uma travessa, tomando o cuidado de não abrir o mesmo deste lado
    3. Após todos estarem com a cavidade aberta, leve-os ao cozimento, de preferência no vapor, para que mantenha a firmeza, até que esteja cozido
    4. Não precisa cozinhar muito, pois o mesmo ainda irá para o forno
    5. Leva cerca de 20 minutos
    6. Enquanto o maxixe está cozinhando, em uma panela adicione o alho, a cebola e posteriormente a carne seca dessalgada e desfiada e sal, caso necessitar
    7. Mexa bem até dourar levemente
    8. Após adicione o tomate e deixe formar um pequeno molho
    9. Retire o maxixe do cozimento e, com ele ainda quente, coloque em cada um deles uma pequena quantidade de manteiga, para que derreta
    10. Após esfriar um pouco, espalhe a manteiga por todo o maxixe, inclusive do lado de fora do mesmo, coloque também uma pequena pitada de sal
    11. Recheie os maxixes com carne seca até bem próximo a borda, e sobre a carne coloque uma pequena quantidade de queijo parmesão ralado
    12. Em uma travessa leve-os ao forno preaquecido a 220ºC por no máximo 10 minutos, ou o tempo necessário para grelhar o queijo
    13. Retire-os e sirva ainda quente
     

    IMC

    kIMC é uma sigla utilizada para Índice de Massa Corporal.

    Índice de Massa Corporal é uma medida utilizada para medir a obesidadeadotada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É o padrão internacional para avaliar o grau de obesidade.


    Nome: Gabriela
    Altura: 1,58
    Peso: 54,0 kg
    IMC: 21
    Classificação: Peso normal

    Nome: Ruan
    Peso: 57,0 kg
    Altura: 1,68
    IMC: 20,19
    Classificação: Peso normal 

    Nome: Nathália
    Peso: 65,0 kg
    Altura: 1,67
    IMC: 23,31
    Classificação: Peso normal

    Minha Vida Diária / PROJETO VIDA SAUDAVEL


    IMC 〰


    Cálculo IMC

    Situação

    Abaixo de 18,5 Você está abaixo do peso ideal 
    Entre 18,5 e 24,9 Você está em seu peso normal 
    Entre 25,0 e 29,9 Você está acima de seu peso 
    Entre 30,0 e 34,9 Obesidade grau I 
    Entre 35,0 e 39,9 Obesidade grau II 
    40,0 e acima Obesidade grau III 





    Nome : Liliane Soares
    Idade: 18 
    Altura: 1,70 
    Massa: 75,00 
    IMC : 25,9
    Situação : Peso normal

    IMC - Índice de Massa Corporal

     

    Cálculo IMCSituação
    Abaixo de 18,5Você está abaixo do peso ideal
    Entre 18,5 e 24,9Você está em seu peso normal
    Entre 25,0 e 29,9Você está acima de seu peso
    Entre 30,0 e 34,9Obesidade grau I
    Entre 35,0 e 39,9Obesidade grau II
    40,0 e acimaObesidade grau III
    Nome : Geovana Araujo
    Idade: 16
    Altura: 1,68
    Massa: 49,95
    IMC : 17,69
    Situação : Abaixo do Peso
         
            




     

    Receita

    Salada
    ingredientes:
    Brócolis
    Cenoura
    Cebola roxa 
    Chuchu
    Tomate
    Coentro

    Arroz temperado na cebola e sal a gosto.

    Rocambole de arroz com recheio de carne moida

    Bife de file mion 
    Preparo: Tratar a carne tempera no alho e sal a gosto, depois frita no oleo quente, quando todos os bifes estiverem fritos acrescenta-se pimentão, tomate, cebola, coentro, massa de tomate, refoga e quando começar a dourar acrescenta agua aos poucos ate criar o caldo. 

    Prato do dia

    Prato do dia 02/10/15

    Purê de batata
    Frango frito
    Rúcula
    Salsa 
    Tomate
    Salada de bule
    ingredientes: 
    -massa de quibe 
    -hortelã 
    -sal azeite e vinagre a gosto.

    Prato do dia!



    Brócolis 
    Frango
    Mamão
    Abacaxi
    Batata doce
    Alface 
    Ovo de codorna 

    quinta-feira, 1 de outubro de 2015

    RECEITA

    COZIDO 

    Ingredientes: 
    - repolho
    - chuchu 
    - batata do reino
    - batata doce
    - cenoura
    - abobora 
    - quiabo 
    - machiche
    - giló
    - couve 
    - banana da terra

    Modo de preparo: 

    Aferventar as carnes salgadas e juntar ao chupa molho com os temperos ( alho, sal, cuminho, tomate, cebola, pimentao, coentro, hortela, folha de louro, vinagre, extrato de tomate) a gosto, leva ao fogo para rechear e cozinhar por volta de 30min em panela de pressão! Quando as carnes estiverem quase cozidas coloca as verduras mais duras e por ultimo banana e abobora por cozinharem mais rapido! 



    Alecrim :
    Alecrim é uma erva mediterrâneo com folhas em forma de agulha e rosa, flores azuis ou roxas. A palavra “alecrim” vem das palavras latinas ros (que significa “orvalho”) e marinus (que significa “mar”). O Alecrim é usada em muitos pratos culinários e é bem usado para condimentar sopas, molhos e carnes. Além de ser usado para cozinhar, também tem sido utilizado como um remédio natural para uma variedade de doenças ao longo dos séculos.Estudos descobriram que os nossos antepassados não estavam errados em usá-lo medicinalmente. Eu acho que você vai se surpreender sobre os muitos benefícios do alecrim. Então, vamos conhecer os 16 benefícios do alecrim para saúde.
    Benefícios do Alecrim Na Prevenção do Câncer: O Alecrim contém carnosol que é um composto anti-câncer potente. Estudos realizados mostraram que ele tem uma eficácia contra o câncer de mama, câncer de próstata, câncer de cólon, leucemia e câncer de pele. Em um outro estudo com ratos, mostraram que o Alecrim ajudo na redução de agente cancerígeno em até 76% do tumores mamários.


    Alecrim Ajuda a Melhora a Memória: O Alecrim tem propriedades que aumentam a memória. Estudos realizados mostraram que o Alecrim contém uma diterpina chamado ácido carnósico que tem propriedades neuro-protetoras que ajudam a proteger contra a doença de Alzheimer, bem como a perda de memória que acontece com o envelhecimento.
    Benefícios do Alecrim Para o Humor: O mesmo estudo que descobriu que o cheiro do melhorou  memoria das cobaia, também descobriu que seu humor melhorou significativamente em comparação com o grupo controle.
    Benefícios do Alecrim Para Enxaqueca: O Alecrim é um popular remédio natural para enxaqueca a séculos. Ferva um pouco de Alecrim em uma panela grande de água e coloque em uma tigela. Coloque uma toalha sobre a cabeça e inclinar-se sobre a panela para inalar o vapor por cerca de 10 minutos. Porque cheirando Alecrim pode melhorar a memória e humor, este método também pode ajudar com a função da memória e colocá-lo em um melhor estado de espírito.
    Alecrim Ajuda no Alívio de Dores: Ele não só ajuda a aliviar a dor da enxaqueca, mas o óleo essencial presente no também pode ser aplicado para tratamento natural de artrite, dores musculares e outras dores como, articulares e musculares.
    Alecrim é um Agente Anti-inflamatório: O Alecrim contém dois anti-inflamatórios poderosos, O ácido carnósico e o carnosol. Um estudo revelou que estes dois compostos inibiram a COX-2, uma enzima que provoca a dor e a inflamação no corpo. Eles também inibiu a produção de excesso de óxido nítrico, que também desempenha um papel importante no processo inflamatório.
    Alecrim Ajuda no Fortalecimento do Sistema imune: O Alecrim estimula o sistema imunológico, graças a suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórios, e as propriedades anti-cancerígenas.



    Quantidade: 100g

    Carboidratos: 20,07g
    Proteínas: 3,31g
    Gordura total: 5,86g
    Calorias: 131kcal
    Vitamina A: 146mcg
    Vitamina B6: 0,34mg
    Vitamina B12: 0mcg
    Vitamina C: 21,8mg
    Vitamina E: 0mg
    Vitamina K: 0mcg
    Cálcio: 317mg
    Ferro: 6,65mg
    Cobre: 0,3mg
    Magnésio: 91mg
    Selênio: 0mcg
    Potássio: 668mg
    Fósforo: 66mg
    Sódio: 26mg
    Zinco: 0,93mg
    Água: 67,77g
    Açúcares: 11,39g
    Colesterol: 0mg
    Fibra: 14,1g
    Ácidos saturados: 2,84g
    Ácidos monossaturados: 1,16g
    Ácidos poliinsaturados: 0,91g

    quarta-feira, 30 de setembro de 2015

    ESPINAFRE

    Espinafre é uma erva daninha originária do centro e sudoeste da Ásia, pertencente à família das


    Espinafre é um vegetal que possuir uma grandeza nutricional. Este vegetal possui um sabor alcalino e é rica em nutrientes como, por exemplo, sais minerais (FerroFósforo e Cálcio) e Vitamina A e Vitaminas do Complexo B. Então, confira os 11 Benefício do espinafre Para Saúde.ESPINAFRE-1Benefícios do espinafre Para Sua Dieta: Uma xícara de Espinafre tem quase 20% da RDA de fibra dietética, que auxilia na digestão, previne a constipação e ajuda a mantém níveis baixo de açúcar no sangue.

    Benefícios do Espinafre Contra o Câncer: Os flavonóides é um fito-nutriente presente no espinafre tem propriedades anti-câncer. Pois, estudos realizados mostraram que ele ajuda a diminui a divisão celular em células de câncer do estômago e da pele. Além disso, o espinafre tem uma eficiência maior na proteção contra o câncer de próstata.

    Benefícios do espinafre com a neoxantina e violaxantina: São dois anti-inflamatórios que desempenham um papel importante na regulação da inflamação e estão presentes em uma grande quantidades no espinafre.

    Benefícios do Espinafre com os Antioxidantes: Vitamina C, Vitamina E, beta-caroteno, ManganêsZinco e Selêniopresente no espinafre servem como antioxidantes potentes que combatem o aparecimento da osteoporose, aterosclerose e hipertensão.

    Benefícios do Espinafre para Visão: Os antioxidantes luteína e zeaxantina são especialmente abundante nos espinafres, Eles ajudam na proteção dos olhos contra a catarata que é relacionadas com a idade e degeneração macular.

    Benefícios do Espinafre para Imunidade: Um copo de espinafre contém mais de 337% da sua necessidade diária de Vitamina A. A vitamina A não só protege e fortalece “pontos de entrada” do corpo humano, como as membranas mucosas, respiratório, urinário e intestinal, mas também é um componente chave de linfócitos (ou As Células brancas do sangue) que combatem asinfecções. 

    Benefícios do Espinafre Para Pele: Devido a grande quantidade de Vitamina A no espinafre, ela também é benéfica para uma pele saudável, permitindo a retenção de umidade adequado na epiderme, combatendo, assim, a psoríase, queratinização, Acne e até mesmo rugas.

    Benefícios do Espinafre Para os Ossos: Uma xícara de espinafre cozido fornece mais de 1000 % da RDA da sua necessidade diária de Vitamina K , Ela ajuda na prevenção da ativação excessiva de osteoclastos (células que quebram ossos), assim como promover a síntese de osteocalcina, a proteína que é essencial para manter a força e a densidade dos ossos.


    TABELA NUTRICIONAL 

    segunda-feira, 28 de setembro de 2015

    Alface

    Classificação Científica

    Reino:Plantae
    Divisão:Magnoliophyta
    Classe:Magnoliopsida
    Ordem:Asterales
    Família:Asteraceae
    Gênero:Lactuca
    Espécie: L. sativa

    Informações

    - Alface é uma planta de horta utilizada por séculos na alimentação humana.

    - Apresenta possui grande variação com relação à forma, tamanhos, cores, textura, etc.

    - É amplamente utilizada na culinária para o preparo de saladas.

    - Possui período de safra de maio a novembro, época em que pode ser encontrada mais abundantemente.

    - Por possuir pouquíssimas calorias (15 calorias por 100 gramas), esta verdura pode ser consumida a vontade. 

    - Seus mais variados tipos são facilmente encontrados em super mercados, feiras, sacolões, etc.

    - Dentre seus tipos estão: alface crespa, romana, mimosa, americana, alface repolho, etc.

    - Possui as seguintes vitaminas: A, C e niacina.

    - É rica em sais minerais, tais como: cálcio, fósforo e ferro.


    Os Benefícios da Alface

    Protege as células Neuronais: Os neurônios são as células do cérebro que formam conexões físicas para fazer a memória. A morte dos neurónios em particular com ligações ou circuitos podem provocar a perda de memória. Em alguns casos extremos, à morte neuronal significativa pode resultar no aparecimento de doenças tais como a doença de Alzheimer. Os extratos de alface mostraram considerável controle da morte celular neuronal, devido ao seu papel na privação de glicose / soro (GSD). A pesquisa também mencionado que a alface tem o potencial para ser usada na proteção do neuro como uma solução comum para as doenças neurodegenerativas.

    Reduz os Níveis de Colesterol: A Alface pode ser benéfica na redução dos níveis de colesterol, que muitas vezes levam a doenças cardiovasculares e outras condições perigosas. Níveis elevados de colesterol, principalmente o LDL ou colesterol ruim, são prejudiciais e podem causar ataques cardíacos e derrames. Um estudo foi realizado em ratos para testar o impacto do consumo da alface em gordura e colesterol. Os resultados indicaram uma redução significativa dos níveis de colesterol em comparação com os ratos que não foram alimentados com alface. A peroxidação lipídica foi observada na maioria dos casos, o que foi concluído ser responsável por uma importante forma de controle do colesterol.

    Propriedades Antioxidantes: Estudos têm demonstrado que a alface possui antioxidantes com capacidades significativas de eliminação radical-livres. Os antioxidantes são uma ampla gama de bio-químicos que são encontrados principalmente em nossa dieta; eles também são muito necessárias para a saúde humana. Os antioxidantes atuam como barreiras para os radicais livres, que são produzidos durante o metabolismo celular. Estes radicais livres atacam os tecidos saudáveis, as células e o ADN dentro deles. Que muitas vezes pode causar células saudáveis a se transformar em células cancerigenas. O resultado é o desenvolvimento de várias doenças. Os antioxidantes, por outro lado, neutraliza estes radicais livres e neutraliza antes que os ataques do radicais livres ocorrem.

    Propriedades Antimicrobianas: O látex da alface, possui propriedades antimicrobianas Candida albicans e uma série de outras leveduras foram completamente deformado ao entrarem em contato com o látex da alface. Bioquímicos que possui estas propriedades antimicrobianas são os terpenos e cardenolids, assim como enzimas tais como glucanases.

    Controle da Ansiedade: As propriedades neurológicas da alface têm sido sugeridas e exploradas durante tempos antigos e na Idade Média nos tratados médicos, tais como o sistema Unani. pesquisas detalhada nos últimos tempos tem levado à conclusão de que a alface possui ansiolíticos. Quando animais de laboratório receberam extratos da alface, sua atividade locomotiva foi reduzida, sugerindo ansiolíse considerável.

    Propriedades Anti-Câncer: Extratos das folhas da alface pode controlar certo tipo de câncer. Pesquisa em células cancerigenas humanas, particularmente as células de leucemia e as células do câncer de mama, foram controlados de forma significativa após o tratamento com extratos da alface. As experiências também sugerem que a proporção em peso do consumo da alface necessária para matar 50% das células da leucemia seria de 3 kg.

    Por milhares de anos, a alface foi cultivada como mais do que um vegetal. Também possui propriedades medicinais pelos povos antigos. Alguns dos benefícios para saúde foram confirmados por pesquisas científicas modernas incluem o seguinte: Propriedades Anti-inflamatórias: Alface possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam no controle da inflamação. Em modelos experimentais, extratos das alface mostraram poder controlador significativo sobre a inflamação induzida por biocatalisadores como lipoxigenase e carragena.

     

    Efeitos colaterais da alface


    As alergias alimentares são a resposta anormal do sistema imunológico a certos tipos de alimentos que o corpo reconhece como prejudicial. Na maioria dos casos, as razões para as alergias alimentares são desconhecidas. As alergias alimentares que resultam em anafilaxia são a pior espécie, isso é de acordo com o Centro de Controle de Doenças, que estão em ascensão.
    A alface pode produzir alergia e as proteínas de alérgenos. As pessoas que já sofrem de alergias alimentares estão geralmente em risco ao tentar alimentos novos. Assim, uma palavra de cautela é aconselhável ao comer alface pela primeira vez. faça um teste cutâneo antes de comê-lo, só para ter certeza. No entanto, com exceção do caso improvável de ter uma alergia alimentar a alface, que é um alimento saudável e benéfico!
    Tabela Nutricional

    Alface verde
    Quantidade por 100 gramas
    Calorias 15
    Lípido 0,2 g
    Gordura saturada 0 g
    Gordura poliinsaturada 0,1 g
    Gordura monoinsaturada 0 g
    Colesterol 0 mg
    Sódio 28 mg
    Potássio 194 mg
    Carboidrato 2,9 g
    Fibra dietética 1,3 g
    Açúcar 0,8 g
    Proteína 1,4 g

    Vitamina A
    7.405 IU
    Vitamina C
    9,2 mg
    Cálcio
    36 mg
    Ferro
    0,9 mg
    Vitamina D
    0 IU
    Vitamina B6
    0,1 mg
    Vitamina B12
    0 µg
    Magnésio
    13 mg


    Receita Chá de alface 

    O chá

    Primeiramente, escolha a alface livre de agrotóxicos. As folhas devem estar firmes, brilhantes e sem manchas escuras. Não esqueça de lavar bem, em água corrente. Essas dicas servem para qualquer uso da alface.
    O chá de alface preserva todos os benefícios já listados acima e é uma boa alternativa para quem quer variar no consumo desta verdura.
    Para reduzir a gordura no fígado: Faça infusão de 80g de alface em um litro de água. Beba de 2 a 3 xícaras de chá por dia.
    Para tratamento da hipertensão: Prepare o chá por infusão e beba até 2 xícaras por dia.
    Para quem sofre de insônia: Coloque uma folha de alface fresco e algumas cascas de maçã em uma xícara de água (fervente) e deixe por alguns minutos, até que amorne. Adoce a gosto e beba uma xícara antes de deitar para dormir.