terça-feira, 22 de setembro de 2015




A importância dos Legumes e Verduras 
Alimentação saudável é um hábito que precisa estar presente no dia a dia da sua família. Uma mesa balanceada com legumes e verduras pode evitar doenças provocadas pela falta de nutrientes e prevenir outras: quem consome grande quantidade desses alimentos garante o bom funcionamento do aparelho digestivo, diminui a chance de desenvolver câncer, doenças do coração e outras doenças crônicas, assim como combate a obesidade.
 
As verduras e os legumes são importantes fontes de carboidratos, fibras, água e vitaminas. As folhas das verduras contêm clorofila, que limpa e oxigena o sangue. As de cor mais intensa (verde escura) são abundantes em ácido fólico, importante antianêmico, além de serem boas fontes de cálcio, fósforo e ferro. As folhas de nabo, rabanete, cenoura, beterraba, couve-flor e brócolis também são ótimas para comer, inclusive os talos.
               
Enriquecendo a alimentação diária com esses nutrientes, você estará oferecendo saúde à sua família. 


                              Como montar um prato saudável


Como você pode perceber, 50% do seu prato saudável deve ser salada (alface, rúcula, almeirão, agrião…), legumes (cenoura, beterraba, chuchu, abobrinha, abóbora… quanto mais cru, melhor, pois mantém os nutrientes como as fibras e as vitaminas
As proteínas representam 25% do seu prato saudável, incluindo a proteína vegetal, que são os feijões, a lentilha, o grão-de-bico, a soja e a ervilha, e a proteína animal, que são as carnes, e 25% de carboidratos, preferencialmente, os integrais.


Não esqueça!

De preferência, coma os vegetais crus. Se for cozinhar, faça-os com pouca água e durante pouco tempo, para eles conservarem o máximo possível de suas propriedades. Só corte os vegetais na hora de servir, senão eles ficam secos e murcham. Descasque somente aqueles que têm cascas, como inhame, cará e mandioca. Cenoura, chuchu, pepino, abobrinha, batata e outros vegetais devem ser consumidos com a pele, que é muito nutritiva.
 
Os temperos verdes (salsa, cebolinha, hortelã, manjericão, etc.) têm alto valor nutritivo e devem ser sempre acrescentados depois de apagar o fogo, ou na hora de servir. Tempere os pratos com algumas gotas de limão para ajudar o corpo a absorver o ferro da comida.
 
Nunca utilize bicarbonato de sódio para cozinhar verduras e legumes, pois ele faz com que algumas vitaminas se percam. Não embrulhe os vegetais em jornal, pois este solta tinta, que contém chumbo, prejudicial à saúde.
 
Se você quer preparar uma refeição equilibrada, lembre-se de três coisas: a salada crua é importantíssima para a refeição, um prato colorido enche a pessoa de vida e a variedade de sabores pode garantir a saúde. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário