sábado, 26 de setembro de 2015

PEPINO


 
O pepino é um legume da mesma família da abóbora e da abobrinha, mas não é tão consumido quanto estas. Isso se deve ao fato de que, embora seja saudável e bastante rico em nutrientes, o pepino é vítima de vários tabus e superstições. Alguns dizem que é indigesto; outros acreditam que faz mal quando é ingerido com leite ou até que pode provocar má digestão. Na verdade, tudo isso não passa de crendices. 0 pepino pode ser comido sem desconfiança e é um alimento refrescante, ótimo para uma salada num dia de calor.
O pepino é bastante rico em vitaminas A e C, além de conter alguns sais minerais, como sílica, flúor, ferro, potássio e magnésio. Como contém poucas gorduras e calorias, é recomendado às pessoas que fazem regime para emagrecer.
Para saber se um pepino está no ponto, veja se sua casca está lustrosa, firme e bem verde. Quando estiver rugosa, é sinal de que ele já está passado. Outra maneira de ver se ele está fresco ou não é bater no centro do legume com os nós dos dedos: se o som for oco, o pepino não está bom para ser consumido. Entre dois pepinos do mesmo tamanho, escolha o que for mais pesado. Além disso, prefira os mais retos, que são menos amargos. Para saber quanto comprar, leve em conta que 150 g de pepino com casca fornecem 100 g do legume já limpo. Quando servido cru, calcula-se uma porção de 100 g por pessoa. Cozido, considera-se uma média de 300 g por porção.                           
 
BENEFICIOS 
 
1. Fonte de vitaminas do complexo B que são as maiores responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano, além de ajudar a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca.
2. Hidrata o corpo e repõe vitaminas diárias: pepinos contém cerca de 95% de água, isto colabora para hidratar e eliminar as toxinas presentes no corpo.
3. Luta contra o câncer: o pepino é conhecido por conter lignanas. Esta substância fenólica tem um histórico de pesquisas que a relaciona com a redução do risco de vários tipos de câncer, incluindo câncer de mama, ovário, útero e próstata.
4. Alivia o mau hálito: pegue uma fatia de pepino e pressione-a contra o céu da boca com a língua por 30 segundos. Isto vai matar as bactérias responsáveis por causar o mau hálito.
5. Cura da ressaca: para evitar uma ressaca ou dor de cabeça pela manhã, coma algumas fatias de pepino pouco antes de ir para a cama. Pepinos contém bastante açúcar, vitaminas A, B e eletrólitos que repõe muitos nutrientes essenciais perdidos com a bebedeira.
6. Auxilia na perda de peso: devido ao seu baixo teor calórico e grande quantidade de água, o pepino é uma dieta ideal para as pessoas que estão em busca do corpo perfeito.
7. Eficaz no processo de digestão: o alto teor de água e fibra dietética presente no pepino ajuda na digestão dos alimentos. O consumo diário de pepino pode ser considerado como um remédio para a prisão de ventre.
8. Diabetes: o suco do pepino contém um hormônio que é utilizado pelas células do pâncreas para produzir insulina. Portanto, o pepino também pode ser benéfico para pacientes com diabetes.
9. Reduz o colesterol: pesquisadores descobriram que um composto chamado esteróis que está presente nos pepinos, pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol.
10. Promove a saúde das articulações e alivia a dor da artrite: pepino é uma excelente fonte de sílica, que é conhecido por ajudar a promover a saúde das articulações, fortalecendo os tecidos conjuntivos. Quando misturado com suco de cenoura, eles podem aliviar a dor da artrite, diminuindo os níveis de ácido úrico.   
 
TABELA NUTRICIONAL                     
 
 
 

 

RECEITA   
 

Salada de Pepino ao Vinagrete

Categorias:Saladas
Autores:Guloso e Saudável
Rendimento:4 porções
Tempo de preparo:5 minutos
Tempo total de preparo:15 minutos
Grau de dificuldade:Fácil
Comida:Brasileira
Porção:250 gramas

Ingredientes

  • 400 gramas: Pepino japonês;
  • 1 unidade: Pimentão vermelho;
  • 40 gramas: Cebola cortada;
  • 4 colheres de sopa: Vinagre de maçã;
  • 2 colheres de sopa: Azeite de oliva;
  • 2 colheres de sopa: Manjericão fresco;
  • 100 gramas: Ervilha congelada;
  • 100 gramas: Milho verde;
  • 2 colheres de chá: Orégano desidratado;
  • 2 unidades: Tomate maduro limpo;
  • 1/2 colher de chá: Sal;
  • 1/2 colher de chá: Pimenta-do-reino.   

Modo de preparo

  1. Higienize os pepinos (japonês ou comum), os tomates, o pimentão vermelho, a cebola, o manjericão fresco. Reserve em separado.
  2. Se estiver a utilizar pepinos comuns e desejar, corte as pontas dos pepinos, (é opcional) corte novamente ao meio, dê um corte no miolo e com a ajuda do cabo de uma colher de pau perfure o pepino de forma a retirar o miolo (as sementes), passe por água corrente, corte ao meio e divida-os em tamanhos menores.
  3. Tomates corte as extremidades, corte ao meio, retire as sementes (se desejar) e pique-o em tamanho igual ao pepino.
  4. Separe as folhas dos ramos do manjericão.
O molho de pimentão
  1. Passe no processador ou liquidificador o pimentão, a cebola, o vinagre. Desligue e junte o azeite, o manjericão, o orégano, sal e pimenta-do-reino a gosto.
  2. Em um recipiente misture todos os ingredientes.
  3. Adicione o molho de pimentão à Salada de Pepino ao Vinagrete, misture.
  4. Sirva em uma saladeira ou taças individuais a Salada de Pepino ao Vinagrete, é uma excelente entrada que pode ser feita com antecedência e conservada na geladeira, ou uma refeição leve juntando queijo minas fresco light cortado em cubos, é também ótima para acompanhar peixe, ou carne.
    

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário