terça-feira, 8 de setembro de 2015

                       Brócolis 


O brócolis é um vegetal comestível que pode ser consumido cru ou cozido a vapor, pois se cozido em água perde a maioria dos nutrientes . É rico em vitamina A e C, cálcio, ferro, fibras, fitoquímicos, potássio e folacin.






Valor nutricional:


Quantidade :1 pires

Tabela nutricional
% VD (*)
Calorias (valor energético)   20 kcal 1 %
Pontos* 1 -
Carboidratos 3,2 g 1,07 %
Proteínas 2,88 g 3,84 %
Gorduras totais 0,24 g 0,44 %
Gorduras saturadas 0,08 g 0,36 %
Fibra alimentar 2,32 g 9,28 %
Sódio 2,4 mg 0,1 %



             Benefícios 
  
      Previnem várias doenças como alguns tipos de câncer, osteoporose, úlseras, doenças cardíacas, mutações malignas nas células, gastrite, prisão de ventre, colesterol, melhora a imunidade, é calmante, purificador do sangue, diurético, melhora os ossos e os dentes e ainda combate inflamações.   
 O brócolis tem uma das vitaminas mais importantes para praticantes de atividades físicas , a vitamina C. Ela auxilia a liberação de hormônios esteroides, principalmente testosterona que é hormônio considerado anabólico. É antioxidante, protege células musculares dos efeitos dos radicais livres, auxilia na a formação dos tecidos, pois participa da constituição da parede celular de todas as células do corpo.  
        O ferro: É muito importante para praticantes de musculação, ele  transporta o oxigênio e, consequentemente sobre toda a oxigenação dos inúmeros tecidos do corpo. O metabolismo energético e, consequentemente o transporte de elétrons, também são dependentes do ferro. Ao ingerirmos ferro, o mesmo é absorvido através de células da parede intestinal e é transferido ao sangue, sendo carregado pela transferrina, uma proteína.
     O potássio é um mineral ou eletrólito (de acordo com a forma em que é encontrado/consumido) essencial na dieta, o qual participa de importantes funções e regulações endógenas de inúmeras células. Ele hoje é um nutriente intimamente ligado à atividade física, o qual pode propiciar efeitos comumente observados no metabolismo.     
                                                                  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário